1º Manobras | Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas | Teatro Marionetas | Cine-Teatro de Alcobaça - João D’Oliva Monteiro



Depois de 8 edições da Festa da Marioneta, a Artemrede decidiu meter mãos à obra e converter a festa num festival. Para isso, deu-lhe um novo nome, um novo impulso e saiu manobrando marionetas e objectos, desenhando percursos pelo património, revisitando lugares e descobrindo histórias.

O 1º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas integra-se num projecto mais amplo, Outros Centros, que decorre nos municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Pombal, Sobral de Monte Agraço e Tomar e que conta com o apoio do Programa Operacional Centro 2020. Mas as marionetas e as formas animadas estendem-se também a sul, chegando a Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santarém e Sesimbra.

1º Manobras | Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas | Teatro Marionetas | Cine-Teatro de Alcobaça - João D’Oliva Monteiro

O Festival apresenta três espectáculos e uma oficina de artistas nacionais, aos quais se juntam seis propostas de companhias com origem na França, na Holanda e no Chile – esta última fruto de uma parceria com o Museu da Marioneta de Lisboa e Passado e Presente - Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017.

Para além desta programação, uma das apostas estratégicas do Festival é o desenvolvimento de quatro projectos de território, de criadores portugueses que estarão em residência artística nas cidades e vilas do Manobras, inspirando-se nas suas histórias e memórias e construindo laços com as populações.

Tendo as marionetas no centro das suas escolhas, o Manobras evidencia a enorme transversalidade desta arte, que desafia fronteiras e géneros artísticos. Os mais jovens e as famílias continuam a merecer a nossa atenção, mas a diversidade da programação pretende tocar também um público adulto e receptivo a propostas transdisciplinares.

Com ou sem fios, sob um formato clássico ou inovador, em registo manual ou mais tecnológico, num teatro ou num espaço pouco convencional, o Manobras veio para ficar e está à sua espera!


Programação Alcobaça (O que falta!)

22OUT | 18h00 
PESCADOR
Silencio Blanco – Chile
a convite do Museu da Marioneta no âmbito de 'Passado e Presente - Lisboa, capital ibero-americana de Cultura de 2017’

Tal como em Chiflón, o silêncio do carvão (Chiflón, el silencio del carbón), da mesma companhia, Pescador mergulha a fundo na intimidade de homens que, no seu labor solitário, se confrontam com a magnitude da natureza. Este é um espectáculo-tributo a esse tipo de trabalhos – ofícios agora esquecidos, mas outrora fundamentais na evolução do país e marcas indeléveis da História chilena.

27OUT | 11h00 **
MÃOS AO ALTO! (HANDS UP!)
Lejo - Holanda

Mãos ao Alto! (Hands Up!) apresenta-nos várias personagens inusitadas como um cão com personalidade, um músico preguiçoso ou um pianista hiperativo, revelados numa série de pequenos sketches desvairados. A banda sonora do espectáculo vai da música clássica ao house numa mistura hilariante que embala o trabalho dos dedos de Lejo.
**exclusivo para público escolar

Saiba mais em http://www.artemrede.pt/FestivalManobras/index.php

Comentários