Sublime Fantasia em Leiria | Virgínia Goes | Exposição | Museu de Leiria



Agraciada em 2011 com o Prémio Femina-Notáveis Mulheres Portuguesas, por mérito nas Artes Plásticas e Visuais, a arquitecta e pintora Virgínia Goes apresenta a instalação “Sublime Fantasia em Leiria”, que pode ser apreciada no Museu de Leiria, até 31 de Dezembro 2017.

Sublime Fantasia em Leiria | Virgínia Goes | Exposição | Museu de Leiria

Virgínia Goes

Nasceu em Gândara dos Olivais, Leiria, em 1945. Tem o curso de Artes Decorativas da Escola-Museu Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, o curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, o curso Complementar de Pintura, o curso sobre Temas de Estética e História da Arte Contemporânea e outros cursos de pintura no estrangeiro, nomeadamente, em Itália e nos Estados Unidos da América. Licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.


Participou em mais de uma centena de exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, estando representada em colecções públicas e privadas, em vários países: França, Escócia, Espanha, Polónia, Portugal, Austrália, Moçambique e Estados Unidos da América.
Publicou “Sublime Fantasia”, em 2009, sobre a temática do xadrez e sua simbologia, livro acompanhado de uma instalação, e “Dom Diniz, segundo Virgínia Goes”, integrado nas comemorações dos 750 Anos do nascimento do Rei D. Dinis.
Álvaro Queiroz foi responsável pela realização de um documentário videográfico sobre a sua obra, que integra o acervo do arquivo da Cinemateca Portuguesa – ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento).

Comentários