- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e dado que em Dezembro se celebra o Natal, o Museu seleccionou para exposição nos Paços do Concelho até 29 de Dezembro de 2017, um Presépio em barro, da autoria do conhecido artesão José Franco. Esta peça faz parte de uma colecção de presépios doados ao Museu de Vila do Conde pela Sr.ª Dª Célia Pontes.

O oleiro José Franco nasceu a 19 de Março de 1920, em Mafra, no seio de uma família com fortes ligações à olaria e à barrística. Ainda jovem, começou a produzir e a vender à porta da sua pequena olaria e nas festas populares e feiras da região. Dedicou-se, principalmente, à arte-sacra, sendo por isso reconhecido internacionalmente, podendo encontrar-se obras da sua autoria, inclusivamente, no Vaticano. No ano de 1945, José Franco planeou construir perto de sua casa e da sua oficina de oleiro um museu vivo que reproduzisse os hábitos, as actividades laborais e alguns aspectos e tradições da vida rural, ficando conhecida como a Aldeia Típica José Franco.
A origem do presépio português representado em barro não é bem conhecida, no entanto, o seu registo é conhecido desde o século XVI, através do teatro vicentino. Foi durante o século XVIII que houve em Portugal uma verdadeira eclosão quanto à execução de presépios, razão pela qual um dos mais apaixonados estudiosos desta matéria, Diogo de Macedo, lhe chamava «O Século dos Presépios».
Horário | De segunda a sexta-feira das 9h às 20h
Organização | Câmara Municipal de Vila do Conde
#presépio #joséfranco #viladoconde #presépioembarro #vaticano #exposição
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário