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A
10 de Fevereiro, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes,
em Ponte de Lima, concerto com a
guitarrista Marta Pereira da Costa.
No seu concerto,
Marta Pereira da Costa transporta para o palco segredos jamais desvendados que
se tornam nossos quando ao vivo se lhes acrescenta aquilo que não pode ser
gravado: o coração da mulher que fez da
guitarra um prolongamento da sua alma feminina.
Entra em palco com
a formação de quinteto, composto por guitarra portuguesa, viola, contrabaixo,
piano e percussão, apresenta as suas composições, assim como vários temas do
seu novo disco, revisita temas antigos do seu repertório e das suas referências
na guitarra portuguesa como Carlos
Paredes, Mário Pacheco, Fontes Rocha, e aventura-se por novos desafios e novas sonoridades ainda por estrear.
Há lugar para tradição e inovação, para
subtileza mas também para um vigor que nunca se confunde com força bruta.

Assiste-se a um
espectáculo dinâmico e muito intenso, onde beleza, delicadeza, entrega e
expressividade acontecem de forma especial e em cada música. Aqui, a guitarra e
mulher são a mesma coisa e, talvez por isso, ela congrega ao seu redor, no CD e
em palco, talentos incríveis de múltiplas origens. Marta é da raça dos que não
se contentam com pouco e isso, para nós que a aplaudimos, é garantia de que ela
estará sempre com os olhos postos no Infinito.
Marta
Pereira da Costa é, actualmente, a única guitarrista profissional de Fado a
nível Mundial. Foi distinguida em 2014 pela Fundação Amália Rodrigues com o
“Prémio Instrumentista”.
Iniciou a sua formação
musical no piano aos quatro anos; a partir dos oito, começou também a estudar
guitarra clássica e mais tarde aos 18 anos iniciou-se na guitarra portuguesa
pela mão do guitarrista Carlos Gonçalves. A partir daí, e a par da licenciatura
em engenharia, começa o seu percurso neste instrumento, frequentando o “Clube
de Fado” em Lisboa, aprendendo com dois grandes guitarristas Mário Pacheco e
Fontes Rocha. Foi tendo também o privilégio de acompanhar nomes como Mariza,
Katia Guerreiro, Camané e Carlos do Carmo. Procurou obter a máxima e mais
variada formação na guitarra através de inúmeros guitarristas: Carlos
Gonçalves, Mário Pacheco, José Fontes Rocha, Ricardo Rocha, Paulo Parreira,
Pedro Caldeira Cabral, Paulo Soares, Ricardo Parreira, António Parreira, Arménio
de Melo.
O
seu registo discográfico assinala:
Em 2005,
participação como guitarrista convidada no espectáculo de Mário Pacheco, de
onde resultou o CD/DVD “A Música e a Guitarra – Clube de Fado” que teve edição
mundial e foi premiado pela revista “Songlines” como melhor álbum do ano;
Em 2008, solista
num tema do CD “Fados d’Alma” de Rodrigo Costa Félix, e participação na
gravação do tema “Pasa” inserido no álbum “Unidad de Canciones Intensivas”,
convidada pelo compositor e produtor espanhol Jaime Roldán;
Em 2011, gravação
do CD “Fados de Amor” de Rodrigo Costa Félix, e que foi o primeiro disco da
história do fado em que a guitarra portuguesa é tocada, em exclusivo, por uma
mulher, e o qual foi distinguido pela Fundação Amália Rodrigues com o prémio de
“Melhor Álbum” do ano de 2012.
Em 2012 inicia a
sua carreira a solo. Estreia-se em Toronto e apresenta-se em Lisboa, com enorme
sucesso, num dos quatro concertos de guitarra portuguesa organizados no âmbito
das Festas de Lisboa.
Decide dedicar-se
em exclusivo à música e à guitarra portuguesa e abandona a sua actividade como
engenheira civil. Actua na TEDx Boavista (2012), em concertos vários
destacando-se o CCB (2012), o Teatro Tivoli (2013), Rádio Alfa em Paris (2013)
e actuou no Brasil, EUA, Canadá, Suíça, Espanha, Holanda, França, Eslovénia,
Roménia, Tunísia e Israel.
Ainda em 2013,
actua em São Paulo e no Rio de Janeiro, e realiza uma digressão por nove salas
da costa Leste dos EUA, incluindo os míticos Johnny D`s em Boston e o espaço
DROM em Nova Iorque. No ano seguinte repete a digressão, destacando a estreia
de um espectáculo de Fado em Kansas City, cidade referência do Jazz mundial.
Em 2014, esgota o
Auditório da Boa Nova, no Estoril. Voltou a apresentar-se no Casino da Figueira
da Foz e na Casa da Música (Porto), esgotada.
Destaca as viagens
até à Suíça, Israel (Felicja Blumental Festival) para 3 concertos onde voltaria
em 2015, e à Roménia (Sala Radio de Bucareste).
Paralelamente aos
concertos abraça o projecto Brincar aos Fados, gravando a guitarra portuguesa.
O seu tema
original “Terra” serviu de banda sonora ao filme de lançamento da nova imagem
da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Em 2015 iniciou,
com sala esgotada, no CCB o ciclo “A Guitarra Portuguesa e o Fado” e apresentou
o seu concerto a solo no Teatro Lethes, em Faro, assim como no Festival
Musiques Rares, em Macôn (França).
No final do ano
termina as gravações do seu primeiro disco a solo, onde apresenta algumas
composições próprias, presta tributo às suas referências musicais e transporta
a Guitarra Portuguesa numa viagem por outras influências e registos, com
convidados de renome nacional e internacional. O disco seria editado pela
Warner Music em Maio de 2016, recebendo as melhores críticas por parte da
imprensa.
Em 2016 o seu
talento chama a atenção de Dulce Pontes que a convida para fazer parte da sua
banda, viajando por todo o mundo em digressão por Salas como Palau de La Musica
(Barcelona), Teatro Nuevo Apolo (Madrid), Teatro La Fenice (Veneza), Holanda,
França e muitos outros Festivais.
Em paralelo com
esta digressão, continua os seus próprios concertos durante o ano de 2017
tocando em Salas como o Teatro Lethes (Faro) ou o Auditório Carlos Paredes em
Lisboa, assim como no Festival de Guitarra de Almeirim e em Oeiras no Ciclo “
Soam as Guitarras”, onde teve como convidado o saxofonista Ricardo Toscano.
Em Maio produz o
seu primeiro grande concerto desde a edição do disco, juntando no palco todos
os músicos que tinham participado no disco, e esgota o Teatro Tivoli BBVA em
Lisboa, naquela que foi a sua primeira produção com assinatura própria, e que
confirmou, quer pelo público quer pela crítica,
Marta Pereira da
Costa como um nome reconhecido no universo do Fado, mas também fora dele.
Na segunda metade
do ano é convidada para tocar em eventos públicos e privados, de onde se
destaca o concerto privado na Casa Mateus (Vila Real) para a Iberdrola e o
concerto público na Igreja da Misericórdia, em Tavira, inserido na 1ª edição do
Festival de Dieta Mediterrânica.
Participa ainda
como convidada em concertos de outros artistas. Em Novembro foi o nome
escolhido para tocar na cerimónia privada de recepção do Presidente da Colômbia
no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Preço
| 5 euros
Maiores
de 6 anos
Os bilhetes
(5,00€) serão disponibilizados a partir das 9h00 da próxima segunda-feira, 8 de
Janeiro de 2018.
O número máximo de
entradas a adquirir será de 4 bilhetes por pessoa, apenas no caso de existirem
filas para a procura dos mesmos, podendo ir até ao máximo de 6 bilhetes por
pessoa no caso de espectadores que pretendam adquirir a totalidade de lugares
de uma frisa ou camarote de 1.ª classe ou camarote de 2.ª classe, com esse
número de lugares (6 lugares), conforme constar na planta de lugares
publicitada na Bilheteira do Teatro Diogo Bernardes e no website municipal,
também apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos.
Relativamente aos
pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos
a partir da hora e data de disponibilização na bilheteira física, divulgada no
mural oficial do facebook, nas mesmas condições acima indicadas e após serem
satisfeitas as aquisições presenciais.
Mais informações
podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email
teatrodb@cm-pontedelima.pt.
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Teatro Diogo Bernardes
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