THOUGHTS | Francisco Borba | Exposição de Fotografia | Galeria Municipal de Exposições | Palácio Quinta da Piedade | Póvoa de Santa Iria



Até 25 Novembro | 2017

Horário: Terça-feira a Sábado das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00
Encerra às Segundas-feiras, Domingos e Feriados. 
Tel.: 219 533 050


THOUGHTS | Francisco Borba | Exposição de Fotografia | Galeria Municipal de Exposições | Palácio Quinta da Piedade | Póvoa de Santa Iria

Francisco Borba


Nasci em Lisboa por razões “técnicas” a 13 de Dezembro de 1941 mas sou setubalense de alma inteira desde a segunda semana de vida. Aqui vivi a minha infância, e grande parte da minha adolescência, até partir para Lisboa para me licenciar em Ciências Agrárias no Instituto Superior de Agronomia.

Fotografo desde os nove anos, idade em que recebi de presente a primeira camera fotográfica, que a expensas do meu Pai alimentava com filmes de pequeno formato, na Foto Cetóbriga de Américo Ribeiro, que além do mais revelava e imprimia as minhas imberbes imagens. Veio depois um pequeno laboratório em casa, onde revelava e imprimia as minhas imagens numa pequena prensa de madeira, com os reagentes e o papel Gevaert que o Sr. Américo me fornecia e ensinava a usar. Mais tarde, já na faculdade chegou-me uma Leica M3 que nunca mais me largou até aos dias de hoje. Decorridos cinquenta anos apesar de usar hoje outros tipos de equipamento, esta é ainda a minha companheira inseparável.

Fui sempre um autodidacta, e só decorridos muitos anos tive a possibilidade de frequentar em 2004 na APAF um curso de fotografia básica e no ano lectivo seguinte 2004/05 um curso de Fotografia Avançada.

Participei em vários Workshops sobre Retrato, Iluminação em Estúdio e Conservação de Fotografia.


Exposições:

2017 | ‘’TERRA’’ colectiva na Casa da Cultura, Comporta.
2017 | Projecto 33’’ colectiva no Clube dos Oficiais,
Setúbal.
2016 | ‘’Artes & Oficios’’ colectiva no Espaço Fortuna,
Quinta do Anjo.
2016 | ‘’Res Arrabidae’’ colectiva na ‘’Casa d’Avenida’’,
Setúbal.
2015 | ‘’Fotografia de viagem’’ colectiva no MAEDS,
Setúbal.
2014 | ‘’Variaciones en la Naturaleza’’ convento de St
António, Almendralejo.
2014 | ‘’Intervenções fotográficas’’ colectiva no MAEDS,
Setúbal.
2014 | ‘’Do Lado de Lá’’ colectiva na Casa da Cultura da
Comporta
2013 | ‘’Memória do Alentejo 2”, Centro Cultural de
Alvito.
2012 | ‘’Encontros’’ colectiva na Casa d’Avenida, Setúbal
2011 | ‘’Arte Partilhada’’ colectiva no MAEDS, Setúbal.
2010 | “Periferias” colectiva realização do MEF, Lisboa
2009 | “Março Mulher” colectiva de Artes Visuais no
MAEDS, Setúbal
2008 | “One or two Photographs” colectiva na Galeria P4,
Lisboa
2007 | “Regresso” no MAEDS, Setúbal
2006 | “Memória do Alentejo” em Alvito, integrada nas
Jornadas Europeias do Património (1º Prémio fotografia a Preto e Branco)
2006 | “Destapada” colectiva dos Finalistas do curso
APAF, Lisboa.
2005 | Participação na IX Bienal de Vila Franca de Xira.
2005 | Participação na VII Bienal da Moita.
2005 | “Alentejo” colectiva com o pintor João Filipe
Bugalho, ISA Lisboa.

Outros eventos:

  • Fotografei para a revista “Equitação”: em 1998 em Roma, os Jogos Equestres Mundiais, em 2000 em Sydney, os Jogos da XXVII Olimpíada, em 2001 em Verden, o Campeonato da Europa de Dressage, e em 2002 Jerez de la Frontera os Jogos Equestres Mundiais.
  • Colaborei em 2007-08, com o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Está representado nas colecções:


  •  Museu de Arte Sacra de Grândola.
  •  Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
  •  Galeria P4, Lisboa.
  •  Colecções particulares em Portugal, Itália e EUA.


Comentários